Pesquisar este blog

A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão
(Dogen Séc. XIII)

sábado, 3 de abril de 2010

Orioki - A meditação durante a refeição


Prestar atenção ao que se mastiga faz bem à saúde e ainda alimenta o espírito. Jantar assistindo o 'Jornal Nacional", tomar café da manhã em pé, por que está com pressa, não conseguir nem lembrar o que comeu no almoço de ontem? Na maior parte do tempo, estamos mergulhados em pensamentos ou dispersos com conversas, música e televisão.
Orioki é a arte de comer meditando. Meditar não é sentar-se em posição de lótus com os olhos fechados. Isso é só uma técnica. Meditação é um exercício de atenção plena, é estar consciente a cada momento da vida (inclusive à mesa) sentindo o corpo e o ambiente ao redor, sem se perder em pensamentos. Corpo e espírito saem alimentados desse exercício.
É importante trazer mais consciência e atenção para tudo o que fizer durante a refeição. A atenção faz brotar dentro da gente um desejo de harmonia. Não é preciso fazer nada intencionalmente. A atenção, por si mesma, inspira tudo o que precisa ser feito. Com a atenção alerta o que é grosseiro, feio e malfeito passa a incomodar.
A refeição zen preconiza:
- 5 cores no prato (amarelo, verde, vermelho, preto e branco);
- 5 sabores (amargo, azedo, doce salgado e picante).
Com a atenção alerta o que é grosseiro, feio e malfeito passa a incomodar.Comendo,nos  nutrimos de 3 alimentos principais: comida, ar e impressões.Ouça a comida! Comer inclui todos os sentidos e não só o gosto.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Boas Vindas ao Sesshin do Templo Toguetsu

Conserve-se calma.
Seja alegre e otimista.
Exercite seu corpo.
Medite.
Não guarde mágoas.
Pense positivo.
Valorize a sua vida.
Use seus talentos.
Seja feliz!

Simone Keisen

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Essência da Lua Cheia


A lua se escondeu
no Templo Toguetsu
para acolher o silêncio
(Praticante Marly)

Hoje uma discípula me perguntou o significado de 'Toguetsu" e resolvi contar a história do batismo do Templo. Diz a lenda que uma noite de lua cheia um mestre resolveu se transformar em um animal, de forma a poder testar a bondade dos outros animais. Ele se transformou em um cachorro do mato, bastante faminto e maltratado. Ao chegar à floresta, os outros animais se compadecerem dele e cada um foi em busca de um alimento. Apenas o coelho não conseguiu trazer nenhuma oferenda e então pediu aos outros animais que fizessem uma fogueira enquanto ele fazia uma última tentativa.. Não teve sucesso e, ao retornar, atirou-se à fogueira, tornando-se assim a oferenda que queria fazer. O mestre, muito tocado com esse gesto, se transformou novamente e determinou que a cada lua cheia o coelho fosse homenageado.

Mestre Tokuda Igarashi, ao visitar pela primeira vez o local onde hoje estamos, em Coelhos, determinou que aqui se faria um templo. e que ele se chamaria Toguetsu , ou 'Essência da Lua Cheia", relembrando a homenagem ao Coelho da generosidade.