Pesquisar este blog

A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão
(Dogen Séc. XIII)

domingo, 15 de dezembro de 2013

Frases



Oito de Dezembro: Dia da Iluminação de Buddha


No domingo dia 08 de dezembro a Sangha do Templo Toguetsu reuniu-se para um dia de celebração: o Dia da Iluminação de Shakiamuni Buddha

Na tradição Zen Budista do Japão, o dia 08 de Dezembro é considerado o dia da Iluminação de Shakiamuni Buda. Geralmente, celebra-se com um longo retiro de 7 dias e no amanhecer do 8º dia , uma cerimônia de encerramento.
 Há cerca de 2.600 atras, o então principe Sidarta  decidiu sentar-se em meditação embaixo de uma  árvore sagrada (um Ficus) e  permanecer em meditação até compreender a verdade a respeito da vida e da morte e sobre as causas do sofrimento nessa vida. Ele atingiu a compreensão profunda e ascendeu à boddhi, a mente iluminada. Num átimo ele compreendeu o mistério da existência e os meios hábeis para ajudar os seres a se libertarem do sofrimento causado pelo samsara - o eterno ciclo de morrer e renascer. 

A Iluminação de Buddha, segundo Thich Nhat Hanh:
"Para Gautama (o Buda), a iluminação apareceu como se uma prisão em que ele estava preso por milhares de vidas tivesse sido quebrada e aberta. A ignorância era a carcereira. Por causa da ignorância, a mente dele tinha estado obscurecida, assim como a lua e as estrelas escondidas por trás das nuvens da tempestade. Nublada pelas ondas intermináveis dos pensamentos iludidos, a mente falsamente ficou dividindo a realidade entre sujeito e objeto, eu e os outros, existência e não-existência, nascimento e morte, e dessas discriminações apareceram as visões erradas — as prisões das emoções, dos desejos, do apego e do se tornar. O sofrimento do nascimento, velhice, doença e morte só faziam os muros da prisão mais grossos. A única coisa a fazer era capturar o carcereiro e ver sua verdadeira cara. O carcereiro era a ignorância… Assim que o carcereiro se foi, a prisão desapareceu e para nunca mais ser reconstruída”.
~
Thich Nhat Hanh, “The Buddha’s Enlightenment”,