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A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão
(Dogen Séc. XIII)

domingo, 28 de agosto de 2011

Sábado no Templo Toguetsu - Makko Ho


Sábado (27 de agosto de 2011) a sangha esteve reunida no Templo Toguetsu para uma aula de Culinária da Primavera. Contamos com a presença do Mestre Zen Mokugen San, que conduziu com o grupo uma sessão de Makko Ho.
Makko Ho é uma prática de alongamento e massagem praticada tradicionalmente nos mosteiros zen. Mokugen San é um mestre muito experiente na mesma (Segundo Dan) e vamos praticá-la  juntos durante a sua estadia no Brasil.


domingo, 27 de março de 2011

Sesshin do Carnaval 2011


No Carnaval de 2011 a sangha do Templo Toguetsu se reuniu para mais um sesshin. A chuva caiu com abundância, mas não atrapalhou as atividades. O samu foi puxado, uma vez que foram limpas todas as estátuas que adornam o caminho para o zendo (acima). abaixo vemos a sangha reunida em torno de Simone Keisen.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Travessia - João Guimarães Rosa


Buritizeiro
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já tem a forma do nosso corpo...
e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares...
É o tempo da travessia...
e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos".

João Guimarães Rosa

O Sutra do Coração - Maka Hannya Haramita Shingyô




Maka Hannya Haramita Shingyô
(Sutra do
Coração da Grande Sabedoria Completa)
Ο Kan-ji Zai Bo-satsu gyo
Jin Han-nya Ha-ra-mi-ta ji.
Sho ken Ο go on kai ku.
Do is-sai ku yaku.
Sha-ri-shi. Shiki fu i ku. Ku fu i shiki.
Shiki soku ze ku. Ku soku ze shiki
Ju so gyo shiki. Yaku bu nyo ze.
Sha-ri-shi. Ze sho ho ku so.
Fu-sho fu-metsu. Fu-ku fu-jo.
Fu-zo fu-gen. Ze-ko ku chu.
Mu-shiki mu ju so gyo shiki.
Mu-gen ni bi zes-shin ni.
Mu-shiki sho ko mi soku ho.
Mu-gen kai nai shi mu-i-shiki-kai.
Mu mu-myo yaku mu mu-myo jin.
Nai-shi mu-ro-shi. Yaku mu-ro-shi jin.
Mu-ku shu metsu do. Mu-chi yaku mu-toku.
I mu-sho-tok-ko.
Bo-dai Sat-ta.
E Han-nya Ha-ra-mi-ta Ο ko.
Shin mu kei-ge. Mu-kei-ge ko.
Mu u ku-fu. On-ri is-sai ten-do mu-so.
Ku-gyo ne-han. San-ze-sho-butsu.
E Han-nya Ha-ra-mi-ta Ο ko.
Toku a-noku ta-ra-san-myaku-san-bo-dai.
Ko chi Han-nya Ha-ra-mi-ta.
Ze dai-jin-shu. Ze dai-myo-shu.
Ze mu jo-shu. Ze mu to-do-shu.
No-jo is-sai-ku. Shin-jitsu fu-ko.
Ko setsu Han-nya Ha-ra-mi-ta shu.
Soku setsu shu watsu.
Gya-tei gya-tei. Ha-ra gya-tei.
Hara so gya-tei. Bo-ji sowa-ka.
Han-nya shin-gyo.

domingo, 26 de setembro de 2010

Curso de Culinária Zen - Adiado para Dia 09 de outubro de 2010


No próximo sábado dia 09 de Outubro de 2010 haverá mais um módulo do curso de culinária vegetariana. 
O menu é o seguinte:
SALADA DE AGRIÃO COM ABACATE E CARDAMOMO
ABÓBORA ASSADA COM QUEIJO BRANCO
LINGUINE COM FEIJÃO E TOMATES AO FORNO
BERINJELA INDIANA
MEXERICAS CARAMELADAS
BANANA ASSADA COM MEL
Valor do curso: R$ 100,00 ( cem reais)
Horário de chegada: 9 horas
Local: Templo Toguetsu - Coelhos (Amarantina)
 Os interessados devem  entrar em contato por email: templotoguetsu@gmail.com. 

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Zazen - Simplesmente desperte.

(Grace Schrireson – Revista Shambala Sun / Setembro 2010, adaptado por Fátima Marçal)

Quando uma idéia surgir, simplesmente desperte.
Sentar em zazen é o abrir o portal do dharma para o bem estar e a tranquilidade.
 (Dogen Zerji, Fukan Zazengi)

Meditação sentada, chamada zazen na tradição Zen, é descrita como simplesmente despertar – despertar para a realidade íntima, dentro da qual estivemos sonhando nossas vidas. A prática do zazen harmoniza corpo, respiração e mente. Postura corporal, respiração e atividade mental se tornam nossas companhias de maior intimidade.

O método se inicia por nos sentarmos com a espinha ereta, conscientes de nossa respiração, que entra macia em nossa barriga. Contamos cada respiração de 1 a 10, ao soltar o ar. Este método simples estabelece a diciplina básica para observarmos aquilo que realmente é.

Zazen aumenta a concentração, ao nos proporcionar intimidade com nossa própria mente. Começamos a ver a nós mesmos com mais clareza e a desenvolver tolerância para continuar a ver e a aceitar aquilo que encontrarmos.  Ao observar o trabalho de nossa mente, nós nos conectamos com a origem de nossa vida.

No início nossa mente irá vagar. Porém, na medida em que vamos nos acomodando na meditação, descobrimos que estamos realmente ali presentes, que não estamos em nenhum outro lugar.  Na meditação descobrimos que estamos sempre presentes, em um espaço ao mesmo tempo íntimo e sem fronteiras. Íntimo porque estamos olhando para nós mesmos e nos enxergando sem filtros. Sem fronteiras, porque experimentamos um sentimento de espaçosidade, ao observarmos o que está surgindo.

É como se nos víssemos refletidos na superfície de um lago, nos tornando cada vez mais íntimos desta consciência que se auto reflete. Passamos a conhecer aquilo que se encontra desperto e a ver refletido aquilo que chamamos de “eu” e de “minha vida”. Vemos nossos pensamentos e sentimentos exatamente como são, sem teor positivo ou negativo. Percebemos nossos anseios e nossa vulnerabilidade. Através da consciência macia da respiração, da mente e da presença física, nossa concentração fica mais forte e começamos a aceitar a visão de nossa vida interior despida diante de nós.

No início é possível que esta visão que surge nos choque. Talvez tenhamos vontade de abandonar aquilo que vemos surgir, dizendo: “De onde vem tanto egoísmo?” ou “Não gosto disto. Isto não sou eu!” Os iniciantes em meditação frequentemente ficam chocados ao ver seus pensamentos e impulsos com tanta clareza e talvez pensem: “Será que sou assim, tão ruim, ou será que a meditação está me piorando?” Não, a meditação não está nos piorarando. Estamos simplesmente vendo com maior clareza o quanto de sofrimento somos capazes de acrescentar  ao nosso próprio sofrimento e ao sofrimento dos outros. A prática regular da meditação nos auxiliará no desenvolvimento de uma disciplina e de uma visão firme, trazendo o apoio necessário para não agirmos sob a influência destes impulsos, quando eles aparecerem.

É necessário ter honestidade e coragem, para observar o surgimento das coisas como elas são. Com a prática contínua da meditação, torna-se mais clara a distinção entre os pensamentos egoístas e aquele que os observa. Como observadores desenvolvemos um olhar mais firme e nossos pensamentos, sentimentos e sensações passam a ser vistos como simples marolas na superfície do lago e não mais como o lago propriamente dito. Adquirimos maior intimidade com a verdadeira natureza desta água. Uma água que se reflete e na qual estamos sempre mergulhados, nadando.

Acima de qualquer outra qualidade, a honestidade é essencial na prática do zazen. Não faz sentido algum enganarmos a nós mesmos, com relação à quantidade de problemas que existem sob a superfície de nossa polidez, de nosso fino verniz de civilização. Quando desenvolvemos estabilidade e intimidade com nossa própria mente suficiente para com ela estarmos presentes, somos capazes de perceber  o quanto precisamos de ajuda.

Outra qualidade necessária para a prática do zazen é a coragem. Coragem para não viramos as costas, independente das dificuldades que surgirem. Independente do quanto as ondas pareçam bravias. Também são necessárias paciência e dedicação, para nos sentarmos período após período, em competição com grande número de outros interesses e acontecimentos simultâneos. Voltar à almofada ou zafu para contar cada expiração de um a dez não possui o glamour de sair com amigos ou ir a lugares interessantes. Por meio de nossa paciência e dedicação, poderemos  adquirir total intimidade com nossa própria consciência e abrir assim o portal do dharma para o bem estar e a tranquilidade.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

I Sesshin de Silêncio - 27 a 29 de agosto


Nos dias 27,28 e 29  de agosto será realizado no Templo Toguetsu o primeiro retiro de silêncio.

INICIO -  27 de agosto às 18hs ate 20hs.( sexta-feira)
TERMINO -29 de agosto às 16hs  (domingo)

Teremos 6 zazens por dia, prática de shodo, samu (trabalho),comida vegetariana,chás, palestras. E necessária a confirmação da presenca até na 4a feira dia 25, pois são poucas vagas. A vaga só será reservada mediante confirmação de pagamento. 

confirmação poderá ser feita através do email templotoguetsu@gmail.com ou pelo cel (31) 8417-7350 com Simone Keisen.