Pesquisar este blog

A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão
(Dogen Séc. XIII)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que é Shodo



Shodo é a transformação dos caracteres da milenar escrita oriental em expressão artística. Tinta à base de carvão, pincel e papel: essas são as matérias-primas essenciais.


Mas, muito além de uma contemplação estética, a arte da caligrafia é considerada um caminho meditativo para o autoconhecimento.

I Oficina de Shodo e Culinária Zen



No próximo sábado dia 15 de maio realizaremos no Templo Toguetsu a Primeira Oficina de Shodo e Culinária Zen, ministrada pela Sensei Emiko Kofuji.

Ela dará uma aula prática de caligrafia e depois ensinará a preparar um delicioso prato de culinária japonesa, o qual saborearemos na hora do almoço.

Horario de chegada: 9h pontualmente, pois será servido Okayo.
Término previsto:  15h
Contribuição: R$ 80,00 ( incluindo todo o material do curso, okayo, almoço, chá, bolo).

O número de vagas é limitado. A confirmação antecipada pode ser feita pelo e-mail templotoguetsu@gmail.com.



domingo, 9 de maio de 2010

Vesak - O aniversário de Buda



Nesta época, em vários templos budistas do mundo, ocorre a comemoração pelo nascimento de Shakyamuni Buda, chamado "Vesak" ou "Hana Matsuri", dependendo da tradição.A história nos conta que a decisão de se comemorar a data foi estabelecida durante a primeira conferência da Associação Mundial de Budistas em 1950, no Sri Lanka.  A data correta também varia de acordo com o país ou tradição budista, mas fica geralmente entre abril e maio. No Japão, o Vesak (ou Hanamatsuri), é baseado numa lenda e é comemorado no dia 08 de abril. Um dragão apareceu no céu no dia do seu aniversário e jogou uma chuva de soma, uma bebida doce, sobre o Buda. O nome significa 'festival das flores' porque ocorre no momento da floração das cerejeiras.

Nos templos budistas, é montado o hanamido, ou sala das flores, onde é colocada uma estátua de Buda ainda criança, adornada com flores. Os devotos se aproximam desse pequeno altar e jogam chá adocicado sobre a imagem. Isso lembra a lenda do dragão, mas existe uma outra explicação para esse ato. Dizem que, quando o Buda nasceu no jardim de Lumbini, no Nepal, os pássaros começaram a cantar, as plantas floresceram e uma chuva adocicada caiu do céu para dar boas-vindas àquele que se tornaria "o Desperto". Logo depois que nasceu, o Buda teria dado sete passos e em cada pegada nasceu uma flor de lótus. Ele apontou com a mão direita para cima e com a esquerda para baixo e disse: "Entre o céu e a terra, sou um ser único". Por isso, a estátua que banhamos com chá adocicado no hanamatsuri repete esse gesto.