Pesquisar este blog

A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão
(Dogen Séc. XIII)

domingo, 28 de agosto de 2011

Pintura Tradicional Japonesa em Cerâmica: Sumi-ê

 A Monja Simone Keisen iniciou a produção de obras de pintura tradicional japonesa em cerâmica utilitária em Sumi-ê, uma técnica de pintura oriental surgida na China no século II da era cristã. Da China o sumi-ê foi levado ao Japão, onde tornou-se mais difundido. A palavra tem raiz japonesa e significa pintura com tinta.

Seu conceito não tem ligação com a pintura praticada no ocidente, primeiro porque a arte do sumi-ê é uma mistura de desenho com elementos de caligrafia, que também é uma arte para os orientais. Segundo, porque o artista deve passar sua mensagem de modo resumido e sem equívocos. Daí dizer-se que é a arte do essencial. 

Trata-se de uma arte que exige, após muito treino, grande habilidade e concentração. É por isso que muito poucos atingem o estágio de mestre. A representação do tema importa menos do que a composição do trabalho. Na composição, o artista revela sua alma, a elegância do traço e principalmente a harmonia que deve existir no seu interior.

São obras de grande beleza e delicadeza, e cada peça é única. As peças estão à venda, com renda revertida para a manutenção do Templo Toguetsu.

Culinária Zen da Primavera

Em 27 de agosto de 2011 tivemos uma aula teórica e prática de Culinária Zen para a Primavera, que se aproxima. Aprendemos que os alimentos crus, verdes e brotos, são os alimentos preferidos para a estação, e o principal sabor é o ácido. O fígado, nesta época, merece cuidados especiais, devendo ser evitados o álcool e a gordura.

À aula teórica seguiu-se o almoço vegetariano baseado nos princípios da culinária zen para a primavera.



Sábado no Templo Toguetsu - Makko Ho


Sábado (27 de agosto de 2011) a sangha esteve reunida no Templo Toguetsu para uma aula de Culinária da Primavera. Contamos com a presença do Mestre Zen Mokugen San, que conduziu com o grupo uma sessão de Makko Ho.
Makko Ho é uma prática de alongamento e massagem praticada tradicionalmente nos mosteiros zen. Mokugen San é um mestre muito experiente na mesma (Segundo Dan) e vamos praticá-la  juntos durante a sua estadia no Brasil.