Pesquisar este blog

A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão
(Dogen Séc. XIII)

domingo, 31 de março de 2013

Semana Santa de 2013


Páscoa
"Na Páscoa, todos os cristãos, em todo o mundo, celebram a ressurreição de Jesus, o Cristo. Um indivíduo, Jesus, tornou-se o Cristo. Não sei se isto é parte da teologia tradicional ou não, mas quando Paul Tillich proferiu uma palestra na Universidade de Chicago alguns anos atrás, ele disse: "Jesus tornou-se Cristo". Essa foi a primeira vez que ouvi tal interpretação. Parece-me que nós, buddhistas, temos uma interpretação similar. Sentimos que um indivíduo, Gautama, tornou-se Buddha.

Jesus carregou a cruz no Calvário. Isto é muit importante. Mesmo tendo sido crucificado, ele viveu sua vida verdadeira. Ele não podia ser desonesto consigo mesmo. Que os regentes da sociedade o matassem. Diante da execução, ele não teve medo. Ele possuía algo além da morte. Nossa vida é similar a isso. Há algo de valor em todos nós. Pode ser chamado de eu verdadeiro, o Buddha, o Cristo...não importa. Cada um de nós tem algo porque viver. Comparada a isso, a  morte não importa. Confúcio disse: "Este corpo físico é mais leve que um único pelo de um boi". É a vida que tem peso. Abandonaremos o corpo físico por esse tipo de vida. Se alguém encontra o Caminho pela manhã e morre na noite do mesmo dia...a vida valeu a pena. Não se deveria ter medo de morrer. Deveríamos ter medo de matar nossa própria vida. A ressurreição significa o despertar dessa verdadeira vida. Essa foi a grandiosidade do Cristo. Ele aceitou todas as condições, e nunca foi derrotado pelas circunstâncias. Ele viveu sua verdadeira vida. Esse espírito foi de uma grande inspiração.

As coisas importantes são descobrir o que somos e ser o que somos. Assuma completa responsabilidade por si mesmo. Mesmo se todo o mundo estiver contra você, e daí? Ninguém pode realmente parar sua verdadeira vida. Devemos despertar para essa vida em nós mesmos. Na terminologia cristã, isso é a ressurreição do Cristo em cada vida individual. Cada indivíduo deveria se tornar um Cristo, como Jesus se tornou um Cristo. Essa é a forma como eu vejo a Páscoa."