Pesquisar este blog

A questão da vida e da morte é a mais importante de todas e o tempo passa rapidamente.
Não desperdice sua vida em vão
(Dogen Séc. XIII)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Japamala - o que é?



Durante nossa oficina de confecção de japamalas, na qual cada um confecciona seu próprio colar para ser abençoado no altar do Templo Toguetsu, muitas pessoas perguntam sobre a sua origem e seu significado. Desta forma, vamos postar algumas informações:
“Japa” é uma palavra sânscrita que tem como raiz “jap“, que significa “murmurar, sussurrar”. “Japa” significa “repetição” e caracteriza também a prática yogi para a repetir palavras sagradas,  murmurando-as ou sussurrando-as.A palavra “Mala” também é de origem sânscrita e significa “corrente” ou “cordão”. O Mala representa a realidade interna. Quando as contas são transparentes, o Mala é visível, se não são, de qualquer maneira, você sabe que ali passa um cordão que mantém as contas unidas. Entre os inúmeros materiais dos quais podem ser feitos um japamala, o mais famoso são as sementes de rudraksha, também conhecida como lágimas de Shiva, planta nativa da ásia (ver imagem).  Segundo a crença indiana, Buda recebeu sua iluminação enquanto meditava sobre uma árvore de rudraksha. 
Assim, “Japamala” tem como significado a repetição de mantras, escrituras sagradas ou nome de divindades, formando uma corrente de energia. É também o nome dado ao colar de contas utilizado para auxílio a esta prática. Para budistas tibetanos o mala é elemento religioso de destaque, ajudando a limpar a mente . Para eles a repetição desses sons sagrados, ajuda abrir o coração para o amor e a compaixão.
O Japamala é utilizado para contar mantras em grupos de 108 repetições. Um Mala pode conter contas que somem múltiplos de 108, de modo que facilitem o cálculo do número total de 108 repetições. Por exemplo, as pulseiras usadas para este fim possuem 27 contas, existem também malas com 54 contas.O número “108” é considerado um número sagrado, por diversas razões matemáticas, físicas e metafísicas. Para se ter uma ideia, este número é produto de operações matemática simples e precisas. Por exempo, ao se multiplicar 1 elevado a ele mesmo por 2 elevado à 2ª e por 3 elevado à 3ª o resultado é 1 x 4 x 27 = 108. O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas. O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9. O “108″ também aparece como a representação do chakra cardíaco; no Shri Yantra; nos textos védicos, onde 108 é o número em que se divide o tempo entre passado, presente e futuro; na astrologia, com seu 9 planetas e 12 casas ( 9×12 =108); na astronomia, que mede o diâmetro do Sol como sendo 108 vezes o diâmetro da Terra. E ainda 108 são o número de Gopis de Krishna, 108  são os Upanisades, 108 são o número de contas do japamala  e poderia citar ainda muito mais sobre o número 108. O Japamala auxilia na prática da concentração agindo como um ponto de apoio. Ele não irá impedir que você disperse, pois isso é próprio do estado de agitação da mente, mas ele faz com que se lembre do que está fazendo e volte o seu foco para a concentração. Além disso, quanto mais você usá-lo para recitar mantras de sua escolha, mais ele se impregnará dessas e da sua energia e se tornará um objeto sagrado, podendo inclusive conferir-lhe proteção. Seja de qual for o tipo o Japamala, o que importa é utilizá-lo com disciplina para ajudá-lo a tranqüilizar a sua mente e transformar a palavra ou frase repetida em um mantra de realização para você. Quanto mais repetições fizer, mais energia agregada terá.Alem disso, o Japamala pode ajudá-lo a tirar a tensão, a ansiedade, o medo e levará você a atingir níveis mais altos de consciência e realização espiritual. As palavras escolhidas devem ter caráter puro e positivo, como por exemplo: paz, luz, saúde, prosperidade, consciência, discernimento, paciência etc. Também são utilizados bijas mantras ( sons que harmonizam) os chakras ( centros de captação, armazenamento e distribuição de energia ): OM, HAM, YAM, RAM, VAM, LAM, juntos ou separadamente. E podem ser também utilizados mantras e orações conhecidos de religiões e filosofias, pois em sua essência, todas desejam o bem e a prosperidade do homem em todos os sentidos.
Segura-se o Japamala com a mão direita ou esquerda, indiferentemente, mantendo-se os dedos mínimo, anular e médio unidos, com o rosário apoiado sobre o dedo médio.O dedo polegar irá puxar as contas para a direção do corpo, uma para cada mantra ou palavra mentalizada ou pronunciada. Explicando melhor, segure a primeira conta entre o polegar e o dedo médio e faça a recitação para esta conta, passe para a segunda, repita o mantra, passe à terceira e assim por diante até completar as 108 contas. Os Japamalas possuem a 109ª conta, ela costuma ser maior e diferente das demais. Essa conta chama-se Guru ou Meru. É importante não “pular ou passar por cima” dessa conta principal. Ela representa a Energia Cósmica, a divindade ou o seu objetivo. Chegando-se nela, reinicia-se a contagem virando o mala. Você pode continuar as repetições, quantas vezes quiser, mas sempre que chegar na conta principal deve-se retornar e jamais passar por cima dela."
Fonte: Site Navrattna Yoga e WIKIPEDIA

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Boas vindas ao Ano da Serpente


No horóscopo chinês, 2013 (a partir de 10 de fevereiro no calendário lunar) é o ano da Serpente, mais especificamente,  da serpente negra ou serpente da água. É um ano Yin, após o Ano do Dragão (Yang).Os Anos da Serpente em geral são bons, contudo, podem ocorrer fatos muito marcantes e muito influentes nos rumos da humanidade. A Serpente não condiz com a mediocridade, e devemos assistir a muitos desenvolvimentos nos campos da ciência e da tecnologia, da educação e da pesquisa, sendo um ano especial para acadêmicos, pesquisadores e estudiosos em geral. A Serpente configura um bom signo, com muita positividade, vibração energia.

Reveillon no Templo Toguetsu - Fotos







Mandalas Pessoais












Reveillon no Templo Toguetsu


Destaques do retiro (sesshin) do Reveillon de 2012 realizado no Templo Toguetsu:

- Confecção de mandalas pessoais conduzidas pelo arquiteto Carlos Solano

- Cerimônia de arrependimento

- Jantar de confraternização

- Confecção de colares budistas (japamalas)